Os Demónios Fyodor Dostoyevsky

ISBN:

Published:

Paperback

624 pages


Description

Os Demónios  by  Fyodor Dostoyevsky

Os Demónios by Fyodor Dostoyevsky
| Paperback | PDF, EPUB, FB2, DjVu, talking book, mp3, RTF | 624 pages | ISBN: | 7.74 Mb

Verkhovenski e Stavróguin são os líderes de uma célula revolucionária russa. O seu objectivo é derrubar o governo, destruir a sociedade e tomar o poder. Mas quando o grupo está prestes a ser descoberto uma questão se coloca. Estarão os seus elementosMoreVerkhovenski e Stavróguin são os líderes de uma célula revolucionária russa. O seu objectivo é derrubar o governo, destruir a sociedade e tomar o poder.

Mas quando o grupo está prestes a ser descoberto uma questão se coloca. Estarão os seus elementos dispostos a matar-se uns aos outros para encobrir o seu rasto? O romance baseia-se, em parte, na história de um estudante assassinado pelos seus colegas revolucionários. Mas é também uma descrição da Rússia do século XIX e uma violenta acusação contra os que usam a violência em nome dos seus princípios.

Tolerado por Lenine, banido por Estaline, cujo regime parece ter antecipadamente previsto, Dostoievski só seria redescoberto na URSS a partir dos anos 60 do século XX. É que a extrema atenção com que o autor de Os Demónios seguia os acontecimentos da sua época permitiu-lhe prever os excessos e sofrimentos para que o seu país caminhava. «Os romances de Dostoievski representam graus sucessivos de uma busca da existência de Deus- neles é elaborada uma profunda e radical filosofia da acção humana.

Os heróis de Dostoievski estão embriagados de ideias e consomem-se no fogo da linguagem.» «Muito do mal que torna sombrio Os Demónios resulta da profanação ou perversão do amor (...), o modo como Stavróguina esvazia a alma dos homens para que os demónios nela possam entrar pode ser visto, com extraordinária força e equilíbrio dramático, no episódio da reunião em casa de Verkhovenski. A cena é a Última Ceia e o modo de a tratar é ao mesmo tempo irónico e elegíaco.

(...) Não podemos esgotar os significados de Stavróguin, como não podemos esgotar os de Hamlet ou do Rei Lear.» (George Steiner, Tolstói ou Dostoievski)



Enter the sum





Related Archive Books



Related Books


Comments

Comments for "Os Demónios":


freeandflawed.com

©2009-2015 | DMCA | Contact us